Atividade semana 08/06
Atividade semana 08/06
tudo bem? Espero que sim! Conforme combinado estou criando o espaço para que vocês registrem suas dúvidas sobre o psiquismo infantil, como a Lucia solicitou em aula. As questões serão aceitas até o dia 6/09 às 23h59.
Qualquer dúvida, entrem em contato, de preferência pelo whatsapp!
Caroline Goebel gosta desta mensagem
- Letícia Meireles Bordalo
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Aline Bohn Martins gosta desta mensagem
- Ester Pereira
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/09/2020
Psiquismo infantil - Atividade 01/09
Aline Bohn Martins e Caroline Goebel gostam desta mensagem
- Kassiélen Fortes Rösler
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Aline Bohn Martins gosta desta mensagem
- Marcela Gowert
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Vitória Coelho Lindemann e Aline Bohn Martins gostam desta mensagem
- Ester Pereira
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Marcela Gowert escreveu:Qual o papel da Escola no processo de desenvolvimento do psiquismo infantil, e até que ponto ele pode ser positivo?
De acordo com o que estudamos até agora, penso que o papel da escola para o desenvolvimento precisa ser acompanhado também pelo estímulo dos familiares e cuidadores da criança, se esse trabalho em conjunto for bem sucedido, o desenvolvimento infantil tende a se encaminhar positivamente.
É interessante levar em conta a criação da criança para saber até que ponto pode ser positivo esse papel da escola. Se os pais forem mais autoritários, a criança ira se cobrar mais nos estudos, caso forem pais permissivos de mais, ela já tende a não ter o mesmo incentivo nos estudos. Então para esse papel da escola ser favorável, a qualidade de vida da criança, estilos parentais e ambiente de criação devem ser levados em conta, pois esses aspectos andam juntos.
Se a criança é muito cobrada em casa, ela pode se sentir pressionada para atingir metas altas na escola, causando muita ansiedade e sofrimento.
- carolina schiavon
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
- Vitória Silva de Castro
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
- Alice Voss
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Vitória Coelho Lindemann, Aline Bohn Martins e Caroline Goebel gostam desta mensagem
- fabianasilva
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
- Quais são os elementos essenciais para a formação do psiquismo infantil?
Hanna belluni, Aline Bohn Martins e Caroline Goebel gostam desta mensagem
- Carolina Rosado Julio
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Aline Bohn Martins gosta desta mensagem
- Letícia Meireles Bordalo
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
- Letícia Meireles Bordalo
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.carolina schiavon escreveu:Como o material lúdico pode estimular a linguagem verbal e auxiliar no psiquismo infantil?
Segundo PIAGET (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.
É, pois, por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Deste modo o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento global do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
- Ivm
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
- Gabrielli Marques Rotta
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
A infância compreende o tempo de inscrição dos primeiros traços das experiências no psiquismo, marcando sua importância para a constituição psíquica situada predominantemente na infância. Ou seja, apesar de estarem referidas ao tempo lógico, essas operações se dão em determinada fase da vida. Já o infantil está associado à sexualidade e ao inconsciente, constituindo-se como marca no psiquismo, independente da idade, evidenciando que no inconsciente não há temporalidade, só sujeito.Kassiélen Fortes Rösler escreveu:Qual a diferença conceitual entre infância e infantil, e qual sua relevância teórica?
- Gabrielli Marques Rotta
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
fabianasilva e Caroline Goebel gostam desta mensagem
- Solaine Gotardo
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
- Na psicoterapia infantil, como é trabalhado o conteúdo dos sonhos?
Vitória Silva de Castro e Luísa Guadagnini gostam desta mensagem
- Vitória Coelho Lindemann
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Vitória Silva de Castro e Caroline Goebel gostam desta mensagem
- Hanna belluni
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Vitória Silva de Castro e Caroline Goebel gostam desta mensagem
- Solaine Gotardo
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Alice Voss escreveu:Qual é a importância da palavra no processo terapêutico da criança?
Podemos compreender que o papel da palavra no processo terapêutico da criança está associado a sua fase de desenvolvimento psíquico. Eizirik e orgs. considerará que "o nível desenvolvimento da criança será a baliza que orientará o terapeuta quanto a forma de comunicação e entendimento de seus conflitos" (p. 748, em Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos) e complementa observando que as crianças em idade pré-escolar utilizam de recursos (brincadeiras) com características de natureza imagética e de ordem representativa. Já em fases mais desenvolvidas, como aquelas marcadas - em geral a partir da idade escolar - pode-se pensar na ampliação da capacidade de verbalização e, portanto, do uso da palavra enquanto meio de manifestação e explicitação de conflitos, necessidades e ou sofrimentos psíquicos.
Alice Voss gosta desta mensagem
- Vitória Coelho Lindemann
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Marcela Gowert escreveu:Qual o papel da Escola no processo de desenvolvimento do psiquismo infantil, e até que ponto ele pode ser positivo?
Através dos professores, a escola pode ter uma papel no desenvolvimento de comportamentos empáticos e cooperativos. As crianças, através da interação com os colegas, podem ser estimuladas a ajudar os outros alunos, zelar por o cuidado do coletivo (reunir seu próprio lixo, estar atenta a não danificar os bens de outras pessoas e etc), adquirir noções de limites e da necessidade de realizar as suas tarefas em aula. Por outro lado, o sucateamento da educação e as turmas com um grande número de alunos pode ser um fator limitante no que diz respeito ao acompanhamento integral do desenvolvimento das potencialidades psíquicas das crianças.
Marcela Gowert gosta desta mensagem
- fabianasilva
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
O psicólogo deve estar inserido no diagnóstico do paciente autista, sendo assim muito importante num primeiro momento que seja feito um estudo multidisciplinar do caso. O tratamento deve ser estruturado de acordo com a idade, uma interação com objetos e jogos, que auxiliam em seu raciocínio e resolução de problemas. Enquanto crianças, preocupa-se com a formação da linguagem e da interação social.Gabrielli Marques Rotta escreveu:Como se da a fase inicial da psicoterapia com crianças autistas?
A participação da família e apoio a esse paciente é de extrema importância, pois dessa forma, haverá um melhor desenvolvimento em diversas perspectivas.
- Ivm
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Por igor villela: com bastante calma, é através de brinquedos e é importante que seja feita por equipe multidisciplinar que incluir um psiquiatra
- Carolina Rosado Julio
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Hanna belluni escreveu:Quais as principais técnicas e intervenções utilizadas com crianças com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade?
Acredito que há intervenções de medicamentos, como a Ritalina por exemplo. E junto a isso, tem uma intervenção multidisciplinar, como por exemplo a de professores fazerem provas com letras maiores e não podendo ser frete e verso, atividades mais curtas e deixar a criança em turmas com menos alunos, bem como a da família de compreender o comportamento e não castiga-lo ou criticar caso haja baixo rendimento escolar. E penso que na clinica é a tentativa de trazer sua mente mais para o aqui-agora e tentar perceber se não há alguma comorbidade em razão desse transtorno. Mas o principal é a psicoeducação para família, escola e o próprio paciente.
- Vitória Silva de Castro
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: Atividade semana 08/06
Acredito que, para que se tenha um tratamento satisfatório em crianças diagnosticadas com TDAH. É ideal que haja um acompanhamento multidisciplinar com médicos, neurologistas, psicólogos e psiquiatras. O psicólogo então, observa os comportamentos da criança, o estado emocional, o ambiente em que a criança esta inserido.
É importante a orientação aos cuidadores da criança, para que eles compreendam melhor o comportamento da criança, pois eles influenciam na educação e atitudes da criança. O psicólogo tira as dúvidas dos responsáveis, de forma que fique claro o diálogo com a criança. Também é de grande importância a inclusão da escola no tratamento terapêutico, uma vez que, a criança pode ser rotulada como "preguiçosa" nos estudos.
Grazi Martins gosta desta mensagem