QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
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Admin
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QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 8:33 pm
Oi pessoal, segue o link para elaborarem as questões referentes ao exercício da próxima aula , dia 22/09 :
Tema: "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho".
Tema: "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho".
QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 8:36 pm
Fala pessoal! Segue o link para realizar a atividade da próxima aula, dia 22/09.
- Vitória Silva de Castro
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 8:42 pm
Qual a relação do brincar com linguagem verbal e símbolo?
Letícia Meireles Bordalo e fabianasilva gostam desta mensagem
- Ester Pereira
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 8:57 pm
Todo o "faz de conta" em que a criança se expressa Na sessão quer dizer algo implícito? Como identificar se realmente tem um significado ou é só uma brincadeira?
Letícia Meireles Bordalo e Vitória Coelho Lindemann gostam desta mensagem
- fabianasilva
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 9:06 pm
Muitas vezes a criança pode não conseguir elaborar sozinha ou até mesmo apresentar resistência ao material lúdico, necessitando de uma ajuda terapêutica. De que forma o terapeuta deve conduzir a sessão quando ocorre esse tipo de situação?
- fabianasilva
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 9:20 pm
Vitória Silva de Castro escreveu:Qual a relação do brincar com linguagem verbal e símbolo?
Entendo que a criança precise brincar de simbolismo para estabelecer mais relações sobre o modo de relacionar-se com as pessoas, consigo mesma e com o mundo. Portanto o pensamento de uma criança evolui a partir de suas ações e nas representações de sua própria realidade na hora de brincar; de forma lúdica expressa seus sentimentos, que podem ser vantajosos para a sua formação cognitiva, emocional e social.
- Letícia Meireles Bordalo
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 9:23 pm
Como podemos tecer um paralelo entre o sonhar, a livre associação de ideias e o brincar?
- Vitória Coelho Lindemann
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 9:27 pm
Ester Pereira escreveu:Todo o "faz de conta" em que a criança se expressa Na sessão quer dizer algo implícito? Como identificar se realmente tem um significado ou é só uma brincadeira?
Sim, quando a criança recorre ao mundo do "faz de conta" ou do "como se" ela realiza os seus desejos e reduz as suas tensões. Toda a brincadeira possui o intuito de satisfazer necessidades não satisfeitas dela e promover a possibilidade de assimilação dos conflitos e frustrações da vida real. No entanto, é necessário que o terapeuta esteja atento ao conteúdo que a criança está comunicando através do brincar. Pois, ela estará constantemente reproduzindo as questões do contexto em que está inserida.
- Júlia Tissot
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 9:49 pm
Em 1994, o jogo dos rabiscos foi criado por Winnicott. A minha dúvida gira um pouco em torno disso, como a psicanálise vê e interpreta os desenhos feitos pela criança? Pois acredito que as vezes seja uma ferramenta muito importante para entender alguma questão que o paciente está trazendo para a terapia.
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- Vitória Coelho Lindemann
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Data de inscrição : 05/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 9:51 pm
Se sabe que historicamente ocorre uma falta de representatividade nos brinquedos infantis, fato que pode gerar sofrimento psíquico e interferir no ato de brincar de muitas crianças. De que forma o terapeuta poderá estimular, através da brincadeira, o fortalecimento da autoestima e autoimagem positiva nesta criança?
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- Vitória Coelho Lindemann
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Data de inscrição : 05/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 9:51 pm
Se sabe que historicamente ocorre uma falta de representatividade nos brinquedos infantis, fato que pode gerar sofrimento psíquico e interferir no ato de brincar de muitas crianças. De que forma o terapeuta poderá estimular, através da brincadeira, o fortalecimento da autoestima e autoimagem positiva nesta criança?
- carolina schiavon
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Data de inscrição : 02/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 10:19 pm
No capitulo 7, fala-se sobre quatro categorias referentes ao comportamento lúdico, quanto ao brincar estereotipado, de que maneira podemos identificar esse tipo de brincar em uma criança?
Letícia Meireles Bordalo gosta desta mensagem
- Letícia Meireles Bordalo
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 10:49 pm
Essas crianças apresentam limitações, fazem construções sem dar vida ou movimento aos objetos lúdicos; têm participação fraca ou ausente; pouca conotação afetiva, escasso envolvimento, pobreza de conteúdo; falta de dramatização e de vida e de repetição compulsiva de atitudes.carolina schiavon escreveu:No capitulo 7, fala-se sobre quatro categorias referentes ao comportamento lúdico, quanto ao brincar estereotipado, de que maneira podemos identificar esse tipo de brincar em uma criança?
- Ivm
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Sáb Set 26, 2020 11:55 pm
Qual a diferença do brincar da criança sadia e doente? ( igor villela)
Aline Bohn Martins gosta desta mensagem
- Gabrielli Marques Rotta
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Data de inscrição : 04/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 1:39 am
Como uma perturbação da simbolização através da forma do brincar pode impedir a criança de aprender?
- Aline Bohn Martins
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 10:47 am
De forma exemplificada como seria tecer um paralelo entre o sonho, a livre associação de ideias e o brincar?
- Aline Bohn Martins
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 11:00 am
,Ivm escreveu:Qual a diferença do brincar da criança sadia e doente? ( igor villela)
Penso que a criança que está doente possui um brincar estereotipado ou ausência do brincar. Pois o brincar é uma linguagem onde a criança expressa o que passa no seu mundo interior, o brincar seria como sonhar, onde o sonhar e o lembrar ocorrem simultaneamente. Acredito que a criança sadia consiga fazer a simbologia e alterar o alvo-mãe na brincadeira, e a criança adoecida não consegue entrar nesse mundo irreal.
- Kassiélen Fortes Rösler
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 12:57 pm
Como o terapeuta prosseguirá no caso de seus pacientes crianças não demonstram interesse nenhum por brinquedos, jogos, material lúdico?
- Alice Voss
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 2:00 pm
1. Como se desenvolve o processo simbólico do brincar em um relação simbiótica entre mãe e bebê?
2. Como lidar com a ausência do brincar no processo terapêutico?
2. Como lidar com a ausência do brincar no processo terapêutico?
- Marcela Gowert
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 02/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 3:49 pm
1- Todo e qualquer ato de brincar possui um significado para a criança?
2- De forma exemplificada, como diferenciar um brincar de construção para um brincar estereotipado?
2- De forma exemplificada, como diferenciar um brincar de construção para um brincar estereotipado?
- Carolina Julio
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 12/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 4:36 pm
Toda a brincadeira tem algum significado relevante para terapia? Não pode ser apenas uma imitação do desenho da tv ou algum vídeo que assista ?
- Mayara Albuquerque
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 4:53 pm
As inibições do brincar na criança devem ser entendidas como indicador de extrema gravidade pois pode significar que seu aparelho psíquico sofre severas limitações. Como o terapeuta deve lidar com essa situação?
- Lara Vieira da Silveira
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 6:00 pm
Os autores falam que a resistência ao brincar não interrompe o ato lúdico. De que outras formas os aspectos lúdicos podem se fazer presentes na psicoterapia?
- Marianna Guimraes
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 6:02 pm
As inibições do brincar na criança devem ser atendidas como indicador de extrema gravidade, já que implica que seu aparelho psíquico está sofrendo severas limitações. Nesses casos, de crianças que se inibem ao brincar ou se recusam pela timidez, como se da psicoterapia?
- Hanna belluni
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2020
Re: QUESTÕES AULA 29/9 - "A comunicação na psicoterapia de crianças: o simbolismo no brincar e o desenho"
Dom Set 27, 2020 6:18 pm
Como lidar com as crianças que apresentam muita resistência para aderir as regras dos jogos e brincadeiras ?
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